Passo a passo: como enviar e imprimir a GRRF

Com o Conectividade Social ICP, a transmissão dos arquivos passa a ser via web e com o uso de Certificado Digital ICP-Brasil. Já sua geração continua a ser por meio do aplicativo específico.

Para a emissão da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS é necessária a utilização da versão GRRF ICP, disponível para download no site da CAIXA (Opção FGTS > GRRF Aplicativos e Arquivos > INSTALADOR_GRRF_FB_ICP_333.EXE). No momento do fechamento, esta versão gera e salva os arquivos em pastas específicas no diretório C:/Arquivos de programas/GRRF/Arquivos.

 

Transmissão

» No Conectividade Social ICP, o usuário deve acessar as opções Caixa Postal > Nova Mensagem e, a seguir, informar que tipo de arquivo deseja enviar. No caso, GRRF.

» Na tela seguinte, deve-se digitar o município em que fará a arrecadação e, se desejar, nomear a mensagem. Caso não seja nomeada, o sistema preenche esse campo automaticamente com o código do NRA. Na mesma tela, clicar em Anexar Arquivo.

» Então, deve-se localizar e selecionar o arquivo, que estará no diretório (pasta) onde o usuário o salvou. Caso as informações apresentadas estejam corretas, o usuário deve salvar a mensagem. Atente sempre para o diretório em que for salvar o arquivo, pois será necessário localizá-lo novamente.

» Nesse passo, é possível preparar outros arquivos para envio (repetindo a instrução acima), ou, efetivamente, enviar o arquivo salvo. Para isso, clique em Enviar.

» Aqui, o usuário deve anexar o arquivo à mensagem, clicando em Procurar e selecionando o arquivo no diretório em que foi salvo (agora com a extensão .zip), e então clicar no botão Enviar.

Vale ressaltar que o mesmo certificado que salvou a mensagem, deve ser utilizado em seu envio. Se isto não for possível, é necessário repetir toda a operação novamente com o novo certificado.

» O canal exibirá então o progresso do envio e um link para salvar o protocolo (que pode ser armazenado em PDF ou XML, além de impresso).

É importantíssimo que o usuário acesse o protocolo e o salve em seu computador (preferencialmente nas mesmas pastas onde os arquivos estavam armazenados), pois ele é indispensável para a emissão da guia de arrecadação. Caso esse passo não seja concluído, ele poderá ser acessado na caixa de Itens Enviados do menu Caixa Postal.

Impressão

» Para imprimir a GRRF, o usuário deverá abrir o aplicativo GRRF ICP e selecionar o menu “Relatórios” > “Guias” > “Por Protocolo”, selecionar o protocolo que foi salvo e clicar no botão “Abrir”. Na tela seguinte, clicar sobre o nome da empresa e selecionar “Imprimir”.

» Após a validação do arquivo nos sistemas do FGTS, é disponibilizado o arquivo de retorno “Relatório de movimentações acatadas”, contendo as chaves de identificação e a data prevista de disponibilidade do recurso. Esse arquivo pode ser obtido no mesmo aplicativo, opção Menu Ferramentas > Carga > Ocorrência Chave de Identificação. Após a captura do arquivo retorno, o mesmo é excluído automaticamente da caixa postal, impossibilitando nova visualização.

Fonte: CAIXA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 6 = onze

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>